segunda-feira, 14 de março de 2011

Deprê voltando... =(



Percebo-a cada vez mais perto. Aproxima-se sorrateira.  Posso ouvir o farfalhar das folhas em redor de mim, o estalar dos galhos secos sob seus passos, o som da sua respiração.  Quase posso sentir na pele o seu olhar deslizando.  Quase ouço seu pensamento a invadir o meu, perscrutando-me, analisando meus movimentos, armando um bote certeiro.
Sou presa fácil. Já caí tantas vezes nas garras dessa impiedosa fera, que o simples temor já me aniquila e paralisa.  O medo agrava a violência da sua investida, torna mais dolorosas as feridas de suas unhas afiadas a encravarem-se em minha pele...
Tive dores no peito nos últimos dias, nas últimas semanas.  Sempre me avisou de sua presença assim, era presságio, antes da sertralina entrar em minha rotina.
Meses livre desse monstro me deram tempo para respirar. Agora já não me sinto segura, mas prisioneira. Os remédios já não afugentam o animal feroz que me ameaça, mas me mantém bitolada a uma jaula pequena, dentro da qual fico como a salvo, com a escuridão do lado de fora a ocultar suas tragédias noturnas.
O hálito quente bafeja bem perto agora.  Meu peito doeu mais do que de costume nas últimas 72 horas, e não apenas a intensidade era maior, mas a freqüência.  Intervalos cada vez mais curtos separam as dores, e isso me apavora.  Me dá a dimensão da fragilidade de estar sob a dependência química de um antidepressivo.  Esquecer uma dose é como quebrar uma barra da jaula que me mantém protegida da fera, me deixa à mercê das suas poderosas garras.  Uma diarréia e lá se vai o efeito milagroso de estar a salvo.
Estar bem e pensar que estou bem são duas coisas distintas. Bem distintas.  A minha razão sempre me puxou para esta realidade, mas ao longo dos meses, sem as viagens alucinantes da montanha russa dos meus sentimentos e sentidos, fui entorpecendo minha capacidade de raciocínio, enchendo de esperanças o meu calejado coração.
Agora que meu humor me deu sinais de falência dos recursos até então administrados, me pergunto:  como será daqui para a frente? Aumento da dose? Troca da droga? Associações? Ajustes?
Não sei mesmo se quero isso para mim.
Ser escrava da dor pode não ser mais confortável do que ser escrava de entorpecentes, mas ao menos me dá a sensação de não estar mentindo para mim mesma...

DePrê  =(
March 14, 2011 – 4:26pm

Um comentário:

Anônimo disse...

EU ME IMPORTO COM VOCÊ! ÀS VEZES A REDUNDÂNCIA É NECESSÁRIA. ABRS - LEOPOLDO

Benefícios da caminhada para o corpo e a mente
Ela controla a pressão, diabetes, protege contra demência e depressão
Você conhece algum exercício mais fácil de praticar do que a caminhada? Ela não exige habilidade, é barata, pode ser feito praticamente a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira. "Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana. O Minha Vida reuniu 11 benefícios que esse hábito pode fazer para você. Confira aqui e movimente-se:

.Melhora a circulação
A caminhada faz com que a as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo. "Com o maior bombeamento de sangue para o pulmão, o sangue fica mais rico em oxigênio. Somado a isso, a caminhada também faz as artérias, veias e vasos capilares se dilatarem, tornando o transporte de oxigênio mais eficiente às partes periféricas do organismo, como braços e pernas", explica o fisiologista Paulo Correia.
. Combate a osteoporose
O impacto dos pés com o chão tem efeito benéfico aos ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante uma caminhada faz com que haja uma maior quantidade estímulos elétricos em nossos ossos, chamados de piezelétrico. Esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes e menos propensos a sofrerem com a osteoporose.
. Afasta a depressão
Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.

Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. "Começar a caminhar é o inicio de um círculo vicioso. Quando mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo. Esse relaxamento também faz com que você esteja preparado para passar cada vez mais tempo caminhando",.
. Aumenta a sensação de bem-estar
Uma breve caminhada em áreas verdes, como parques e jardins, pode melhorar significativamente a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a autoestima, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Essex, no Reino Unido.

Comparando dados de 1,2 mil pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental, os pesquisadores descobriram que aqueles que se envolviam em caminhadas ao ar livre e também, ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentavam efeitos positivos em relação ao humor e à autoestima, mesmo que essas atividades fossem praticadas por apenas alguns minutos diários.
"Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento."
. Deixa o cérebro mais saudável
Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento.
. Diminui a sonolência
A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subseqüentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.
. Diabetes
A insulina, substância que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante a prática da caminhada, já que a atividade do pâncreas e do fígado são estimuladas durante a caminhada devido à maior circulação de sangue em todos os órgãos.

Outro ponto importante é que o treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes.